Herbert Farias

Herbert Denard Alvarenga Farias nasceu em Vitória, ES, em 1966. É graduado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestre em Letras também pela UFES. Alfabetizado pela mãe e apreciador da leitura desde os primeiros livros presenteados pelo pai, conservou o hábito de percorrer páginas de descoberta. Incentivado por professoras ao longo do ensino fundamental e médio, acrescentou à leitura o gosto pela produção de texto, na época ainda chamada de redação. Após tentativas malsucedidas na poesia, começou a escrever prosa em 1994, quando iniciou seus estudos de graduação. O que começou como exercício de expressão e aquisição de vocabulário evoluiu para as construções em prosa. Certamente enfadou muitos amigos e professores com seus pedidos de opinião sobre seus textos embrionários.

Em 1997 publicou seus primeiros contos na revista Você, da Secretaria de Produção e Difusão Cultural da UFES, editada por Adilson Vilaça e Miguel Marvila. Entre 2002 e 2006 foi roteirista do Gibi Smilinguido, da Editora Luz e Vida. De 2004 a 2005 participou do VI Salão Capixaba do Mar, da Enciclopédia Itaú Cultural, na Casa Porto das Artes Plásticas, Vitória, ES, com textos autorais em parceria com o fotógrafo Tom Boechat. Em 2005 e 2006, publicou contos na revista Sítio, de Torres Vedras, Portugal, editada por Luís Filipe Cristóvão. Em 2006 participou da coletânea Contos ao mar, da Editora Andross, SP, organizada por Edson Rossatto, com o conto “Demasiado humano”.

Em 2009 seu primeiro livro de contos, Itinerário de uma ausência, venceu o concurso da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo – Secult-ES, e foi publicado. Em 2010 saiu do prelo seu segundo livro de contos, Mecanismos precários, novamente vencedor do edital da Secult-ES. Em 2014 publicou seu terceiro livro de contos, O sismo particular, com prefácio de Elton Pinheiro, novamente vencedor do concurso da Secult-ES.

Em 2015, ao lado de Elton Pinheiro, Marcia Lahtermaher, Luiz Guilherme Santos Neves e Alexandre Emerick Neves, publicou contos no livro Toquiotas, do fotógrafo Tom Boechat, editado pela Usina de Imagem.

 

Afinidades

Dualidade e transcendência

A figura do abismo - Eduardo Selga

Na livraria: diversa caligrafia - Rita de Cássia Maia e Silva Costa

Mecanismos precários

 

Índice de perfis e entrevistas

Voltar