Em 6 de outubro de 2012, sob o título Projeto Nosso Livro vai presentear leitores de A Gazeta com obras de escritores capixabas, o jornal A Gazeta daria início a maciça divulgação do ressurgimento do projeto Nosso Livro, que dezoito anos atrás ofereceu aos leitores do jornal nada menos que doze livros de consagrados escritores capixabas. Na destacada matéria, constatações já tão caras a escritores capixabas: Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos autores do Espírito Santo envolve a circulação de suas obras. Boa parte das publicações, cujas tiragens costumam ser pequenas, ficam encalhadas. A adoção da literatura local pelo vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) até ajuda a aumentar a procura, que ainda não tem sido suficiente para aquecer nosso mercado editorial, isso sem contar os vários títulos esgotados sem reedição.
A matéria publicada pelo jornal afirma a crença no alcance da iniciativa: A fim de valorizar a produção literária do Estado e incentivar o prazer da leitura, A Gazeta relança o projeto Nosso Livro, em parceria com as secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Sedu) e com o Instituto Sincades. Por meio da iniciativa, vai presentear seus leitores com livros de quatro escritores capixabas a partir do próximo dia 16 (de outubro de 2012).
Afirma o jornal A Gazeta que os critérios para a escolha dos autores e das obras levou em consideração a diversidade de gêneros, abrangendo romance, contos, crônicas e poesia. "Tivemos também um olhar pedagógico, pensando em livros que pudessem ser trabalhados nas salas de aula e incluídos nos acervos das bibliotecas escolares", explica Sandra Baptista Fernandes, coordenadora do programa Leia Espírito Santo, da Sedu.
E prossegue: Além disso, o projeto dá prioridade a escritores vivos. Isso porque o objetivo é fazer com que esses autores visitem as escolas públicas para conversar com os alunos a respeito de suas obras e sobre a importância da leitura. "Nossa meta é a formação de leitores, e é fundamental estabelecer esse diálogo entre o público e os escritores", acrescenta Sandra.
Ouvida pelo autor da matéria, a escritora e professora Deny Gomes afirmou considerar muito oportuno o retorno dessa iniciativa, sobretudo por dar exclusividade à publicação de autores capixabas. "Sabemos como é difícil, para o brasileiro, a aquisição de livros. E, infelizmente, o hábito da leitura não é comum entre nós. Com o jornal abrindo essa possibilidade aos seus leitores, espera-se que esses leitores conheçam mais da nossa produção literária e busquem outros autores daqui."
Cada um dos títulos do Projeto Nosso Livro de 2012 teve tiragem recorde de 70.000 exemplares, dos quais 30.000 foram distribuídos para assinantes e compradores do jornal e 40.000 distribuídos por 250 escolas públicas de todo o Estado do Espírito Santo.
Nessa ordem, foram publicados os livros Crônicas da insólita fortuna (crônicas), de Luiz Guilherme Santos Neves (encartado no jornal A Gazeta em 16 de outubro de 2012), Vida pequena (poemas), de Luiz Busatto (30 de outubro de 2012), Menino (romance), de Pedro J. Nunes (13 de novembro de 2012) e Trança (crônicas), de Marilena Soneghet (27 de novembro de 2012). Todos os livros foram publicados em 2ª edição, exceto o romance Menino, que já havia sido publicado em duas edições, e são obras consagradas de conhecidos escritores capixabas, que, importa frisar, cederam os direitos dessa edição sem qualquer tipo de ônus aos cofres públicos.
Em 29 de novembro de 2012, a convite da Biblioteca Pública do Espírito Santo, os quatro escritores participaram de palestras sobre seus respectivos livros no já consagrado encontro literário Debate-papo com o escritor. O evento, que contou com atentos expectadores, foi integralmente filmado e publicado no site Tertúlia. Para assistir aos filmes, basta clicar na imagem correspondente abaixo:
:: Clique na capa e veja um pouco mais sobre eles ::
Luiz Guilherme Santos Neves
Crônicas
Ilustrado por Gilberto Zappa
Luiz Busatto
Poesia
Ilustrado por Camilla Passos
Pedro J. Nunes
Romance
Ilustrado por Frederico Leão Vescovi
Marilena Soneghet
Contos
Ilustrado por Attilio Colnago