Páginas de uma bibliotecária

Marli Rodrigues Coppo

Mutirões

Ação Global Nacional

Este projeto é um mutirão de solidariedade que resgata a cidadania de muitos brasileiros que ainda estão à margem da sociedade, ao facilitar seu acesso a direitos que são essenciais. Era realizado simultaneamente em todos os estados brasileiros, pelo Sesi, a Rede Globo e seus parceiros.

Em resumo, em um único dia e local, é possível emitir documentos, receber atendimento médico e odontológico, com atividades paralelas de lazer, educação e esportes, tudo ao som de música ao vivo. Todo este trabalho é realizado em um município em um dia. Pode parecer pouco quando se quer mudar o mundo, mas é tempo suficiente para transformar o destino de milhões de pessoas.

A primeira Ação Global de que participei foi no município de Colatina. Eu trabalhava na Divisão de Biblioteca Comunitária e fui convidada a participar. Fui para Colatina de carona. Levei três caixas contendo literatura brasileira e estrangeira, literatura infantojuvenil, obras de referência, atlas, guias, almanaques, livros de obras gerais, história, ciência, biologia, revistas, jornais, gibis e alguns livros de primeiros socorros, além de fôlderes sobre doenças contagiosas. Tudo foi exposto em uma barraca montada exclusivamente para este fim.

Soube depois que foi a primeira Ação Global de que a literatura fez parte! Confesso que foi um grande desafio tentar formar leitores em um mutirão com tantas atividades! No final do evento, foram feitas entrevistas e uma criança falou que foi dos livros que ela mais gostou!

Fiquei muito emocionada! Saber que, a partir daquela nova experiência do mutirão, havia crianças lendo e descobrindo o mundo maravilhoso das Letras foi algo de que me orgulhei durante dois governos seguidos!

Mutirão de Ação da Justiça e da Cidadania

Minha participação foi a mesma dos trabalhos anteriores, com os programas Ação Global e Governo da Gente, que tinham como objetivo realizar ações sociais em prol da cidadania.

Eu trabalhei em todos os municípios do Espírito Santo, na distribuição de acervos e com visitas técnicas. Aproveitava para divulgar a Biblioteca do município e todo o trabalho que ela oferecia.

Anterior :: Próxima

Leia outras matérias especiais

Voltar