Nascido em Pedro Canário, em 1976, pequeno município ao norte do Espírito Santo, Uedison Pereira parece que veio ao mundo para ter uma vida de peregrino. Já por volta dos cinco anos migra com a mãe e os irmãos, numa radical mudança de rumo da família, para a capital Vitória. Mas a vida da família sempre foi entre Vitória e Serra. Fez o serviço militar pela Marinha, no Rio de Janeiro, na turma de 1996/97. Após o tempo de serviço militar, conseguiu um emprego na antiga Livraria da Ilha, no Centro de Vitória, na mesma época em que Sérgio Blank prestava serviços de assessoria para a livraria.
Descobriu o amor pelos livros já na infância, quando, por força do destino, foi morar na Praia do Suá, justamente nas proximidades da Biblioteca Pública Estadual. A biblioteca acabou por ser sua segunda casa. Quando não ia à escola, passava lá o tempo que podia e ainda levava livros para ler em casa. Os dias nas biblioteca o fizeram participar de concursos literários, ficando em terceiro em um e ganhando outro.
Passou no vestibular da Ferlagos (96/97) e ficou de suplente no curso de Letras Português da UFES (99/2000), mas não cursou nenhum. Saiu do Brasil em 2001 para a Europa em busca de sonhos.
Sua estreia literária foi com o poema “A cruel leveza da ignorância sobre as coisas” na extinta revista REAL (2002), destinada à comunidade luso-brasileira de Bruxelas. Em 2023 publica, enfim, seu primeiro livro, de contos, O leão e as hienas e outras estórias (que na verdade seria o segundo, pois um livro de poemas já estava a caminho, mas o autor mudou os planos para publicar um livro de prosa primeiro).
Este é um pequeno livro com três estórias que se conectam pela temática do choque cultural e (i)migração.
Está previsto para ser lançado até dezembro de 2024 o segundo livro do autor: uma antologia poética intitulada Os sons nas estações de um ser: arte poética, pela editora Ipê das Letras.
Uedison Pereira mora na Bélgica desde 2002 e tem como formação o curso de Turismo e Gestão de Hotel pelo Institut Charles Péguy, na Bélgica, e uma licenciatura em Humanidades pela Universidade Aberta de Lisboa.
A tarde dos porcos: resenha de uma obra-prima do Espírito Santo