Biografias Livros Leitura Notícias Matérias especiais Recanto da poesia

Quem somos Tertúlia vídeo Mapa do site Fale conosco Livro de visitas

 

Festa do Carro de Boi

São José do Calçado, ES

 

Belíssima mostra fotográfica sobre a Festa do Carro de Boi, que acontece todo setembro, em São José do Calçado, sul do Espírito Santo, capitaneada pelo mais tradicional carreiro da cidade: José Benedito Nunes.

 

Clique aqui para ver

 

 

Igreja e Residência Reis Magos

Nova Almeida, Serra, ES

 

Fotografias da Igreja e Residência Reis Magos, Nova Almeida, Serra, ES, pelo escritor Pedro J. Nunes.

 

Clique aqui para ver

 

 

Revista Ímã

 

Sandra Medeiros, editora da revista Ímã, uma das mais importantes revistas capixabas de cultura, concede ao site Tertúlia uma entrevista sobre seu trabalho e sobre a revista.

 

Publicamos também uma exposição das capas das revistas.

 

Clique aqui para ver

 

 

Sabalogos

 

Todos os sábados, desde 1989, alguns amigos amantes dos livros e das boas companhias vêm se reunindo na Livraria Logos. O encontro ficou conhecido como Sabalogos, nome que Renato Pacheco deu aos encontros.

 

Contamos, neste especial, toda a história do grupo

 

Clique aqui para ver

 

 

Projeto Nossolivro

 

Publicamos ampla matéria sobre o projeto Nossolivro, feito pelo governo do Espírito Santo em parceria com o jornal A Gazeta. Os livros, cedidos sem ônus pelos respectivos autores, tiveram tiragem de 70.000 exemplares cada um. Boa parte dos volumes será encaminhada a escolas de todo o Estado, num esforço de promover a leitura e formar leitores. Acreditando na iniciativa, o site Tertúlia coloca à disposição de alunos, professores e público em geral ampla informação sobre o projeto, incluindo vídeos com palestras proferidas pelos autores a respeito de seus livros.

 

Clique aqui para ver

 

 

Adilson Vilaça e Pedro J. Nunes em Santa Maria de Jetibá

 

A professora Regina Maura de Oliveira Babilon, da escola E.E.E.F.M. Graça Aranha, de Santa Maria de Jetibá, está fazendo um trabalho com textos de escritores capixabas digno de reconhecimento. Residindo em Santa Maria de Jetibá há quatro anos e lamentando que a cidade não possua livraria, a professora arregaçou as mangas e venceu as fronteiras. Os escritores Adilson Vilaça e Pedro J. Nunes visitaram a escola onde aconteceu o trabalho.

 

Clique aqui para ver

 

 

Conheça o trabalho da escritora Elizabeth Martins nas escolas

 

O encontro da Literatura com a sala de aula é o que se poderia chamar de combinação perfeita. É o que atestam as experiências de inúmeros escritores com as visitas que fazem às escolas.

 

Elizabeth Martins é uma dessas operárias das letras que abriu mão do comodismo e da inércia e, de mãos com sua formação de educadora (para quem não sabe, Elizabeth Martins é formada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo e foi professora no Ginásio Maria Ortiz, na Escola Técnica Federal e no Colégio Martim Lutero), iniciou um belíssimo trabalho com alunos da rede pública e particular.

 

Clique aqui para ver

 

 

Escritores capixabas Pedro J. Nunes e Wilson Coelho em Irupi

 

Em 13 de agosto de 2014, os escritores Pedro J. Nunes e Wilson Coelho foram os convidados da Escola Bernardo Horta, em Irupi, simpática cidade localizada na região sul do Espírito Santo, dentro das programações da FLIR – Feira Literária de Irupi, realizada naquele colégio.

 

Clique aqui para ver

 

 

Quem não tem cão caça com gato: a Academia Espírito-santense de Letras e o cenário literário capixaba

 

Yves Figueiredo de Oliveira

 

Este trabalho objetiva traçar um paralelo entre as atividades literárias desenvolvidas pela Academia Espírito-santense de Letras (AEL) e o atual cenário literário capixaba, numa perspectiva analítica, enfocando os desafios quase que diários de subsistência e manutenção da tradição literária e cultural no Estado.

 

Clique aqui para ver

 

 

Páginas de uma bibliotecária

 

Marli Rodrigues Coppo

 

Neste relato gostoso de ler, a bibliotecária Marli Rodrigues Coppo nos fala de seu belo trabalho de divulgação do livro e implantação de bibliotecas comunitárias em várias cidades do Espírito Santo, bairros da Grande Vitória e até em presídios. Um relato de amor ao livro que merece ser conhecido de todos.

 

Clique aqui para ver

 

 

Biblioteca Pública do Espírito Santo

 

A Biblioteca Pública do Espírito Santo garante a guarda e a preservação da memória e dos bens simbólicos representados por seus acervos e coleções, promovendo a igualdade de oportunidades e de livre acesso à informação e ao conhecimento nas mais diversas áreas da criação humana e da cultura.

 

Clique aqui para ver

 

VOLTAR


     © 2005 Tertúlia

     Direitos reservados

Site de utilidade pública, sem fins lucrativos