PRINCIPAL

LIVROS

 

 

 

 


 

 

 

 

Vocabulário ortoépico do "e" e "o" tônicos inacentuados

Carlos Laet de Oliveira

Edição do autor, 2012

Referência

Com relação a este livro, escreve o autor:

"Com 29.350 referências, esta obra, acreditamos, constitui o mais amplo repositório, em língua portuguesa, de palavras coligidas para o assunto: o do timbre do e e do o.

Ponto por ponto, verbete por verbete, compulsamos os melhores dicionários, mas somos forçado a admitir que nem sempre foi possível conhecer a qualidade da vogal em certas ocorrências, já que os lexicógrafos, por dificuldades ou negligência, não têm dado a devida importância à matéria. Importância que não veem os "modernosos" para quem o essencial é fazerem-se entender, pouco interessa como. Parece ignorarem que a boa emissão das vogais favorece o estudo da fonologia, auxilia proveitosamente na elaboração de dicionários de rimas e serve às frequentes consultas daqueles que experimentam passos numa nova língua.

'Para cada vocábulo (ensinava J. Leite de Vasconcellos) deviam indicar-se as pronúncias, as variações ortográficas, e os textos que o autenticam...' (Lições de filologia portuguesa, 1959, p. 211).

Empresa trabalhosa esta como que buscamos contentar o mestre filólogo, mas obra consumada dificilmente poderá ser. Há lacunas, pontos controversos que pesquisadores mais experimentados poderão por certo atenuar.

 

Clique aqui para acessar o índice do catálogo

 

VOLTAR


     © 2005 Tertúlia

     Direitos reservados

Site de utilidade pública, sem fins lucrativos