PRINCIPAL

MATÉRIAS ESPECIAIS

 

 

 


 

Nosso Livro

 

Projeto Nosso Livro

 

Em 6 de outubro de 2012, sob o título Projeto Nosso Livro vai presentear leitores de A Gazeta com obras de escritores capixabas, o jornal A Gazeta daria início a maciça divulgação do ressurgimento do projeto Nosso Livro, que dezoito anos atrás ofereceu aos leitores do jornal nada menos que doze livros de consagrados escritores capixabas. Na destacada matéria, constatações já tão caras a escritores capixabas: Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos autores do Espírito Santo envolve a circulação de suas obras. Boa parte das publicações, cujas tiragens costumam ser pequenas, ficam encalhadas. A adoção da literatura local pelo vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) até ajuda a aumentar a procura, que ainda não tem sido suficiente para aquecer nosso mercado editorial, isso sem contar os vários títulos esgotados sem reedição.

 

A matéria publicada pelo jornal afirma a crença no alcance da iniciativa: A fim de valorizar a produção literária do Estado e incentivar o prazer da leitura, A Gazeta relança o projeto Nosso Livro, em parceria com as secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Sedu) e com o Instituto Sincades. Por meio da iniciativa, vai presentear seus leitores com livros de quatro escritores capixabas a partir do próximo dia 16 (de outubro de 2012).

 

Afirma o jornal A Gazeta que os critérios para a escolha dos autores e das obras levou em consideração a diversidade de gêneros, abrangendo romance, contos, crônicas e poesia. "Tivemos também um olhar pedagógico, pensando em livros que pudessem ser trabalhados nas salas de aula e incluídos nos acervos das bibliotecas escolares", explica Sandra Baptista Fernandes, coordenadora do programa Leia Espírito Santo, da Sedu.

 

E prossegue: Além disso, o projeto dá prioridade a escritores vivos. Isso porque o objetivo é fazer com que esses autores visitem as escolas públicas para conversar com os alunos a respeito de suas obras e sobre a importância da leitura. "Nossa meta é a formação de leitores, e é fundamental estabelecer esse diálogo entre o público e os escritores", acrescenta Sandra.

 

Ouvida pelo autor da matéria, a escritora e professora Deny Gomes afirmou considerar muito oportuno o retorno dessa iniciativa, sobretudo por dar exclusividade à publicação de autores capixabas. "Sabemos como é difícil, para o brasileiro, a aquisição de livros. E, infelizmente, o hábito da leitura não é comum entre nós. Com o jornal abrindo essa possibilidade aos seus leitores, espera-se que esses leitores conheçam mais da nossa produção literária e busquem outros autores daqui."

 

Cada um dos títulos do Projeto Nosso Livro de 2012 teve tiragem recorde de 70.000 exemplares, dos quais 30.000 foram distribuídos para assinantes e compradores do jornal e 40.000 distribuídos por 250 escolas públicas de todo o Estado do Espírito Santo.

 

Nessa ordem, foram publicados os livros Crônicas da insólita fortuna (crônicas), de Luiz Guilherme Santos Neves (encartado no jornal A Gazeta em 16 de outubro de 2012), Vida pequena (poemas), de Luiz Busatto (30 de outubro de 2012), Menino (romance), de Pedro J. Nunes (13 de novembro de 2012) e Trança (crônicas), de Marilena Soneghet (27 de novembro de 2012). Todos os livros foram publicados em 2ª edição, exceto o romance Menino, que já havia sido publicado em duas edições, e são obras consagradas de conhecidos escritores capixabas, que, importa frisar, cederam os direitos dessa edição sem qualquer tipo de ônus aos cofres públicos.

 

 

Debate-papo com o autores do projeto

 

Em 29 de novembro de 2012, a convite da Biblioteca Pública do Espírito Santo, os quatro escritores participaram de palestras sobre seus respectivos livros no já consagrado encontro literário Debate-papo com o escritor. O evento, que contou com atentos expectadores, por iniciativa do site Tertúlia foi filmado e transformado em dvd com cópias depositadas na Biblioteca Pública do Espírito Santo e Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo à disposição do público em geral, que dele pode fazer cópias livremente.

 

Os vídeos que compõem o dvd também podem ser vistos aqui, bastando que para isso se acesse o autor correspondente nas imagens abaixo:

 

Luiz Guilherme S. Neves Luiz Busatto Pedro J. Nunes Marilena Soneghet

 

A nossa expectativa é a de que os vídeos, baixados do Youtube ou sob forma de dvd, possam ser um valioso instrumento para os professores que utilizarão, a partir de 2013, em salas de aula espalhadas por todo o Espírito Santo, os livros publicados pelo projeto Nosso Livro. Dessa forma amplia-se o contato dos alunos-leitores com os autores dos livros contemplados pela iniciativa.

 

Para downloads, os interessados podem acessar os vídeos diretamente no Youtube por meio dos links abaixo disponibilizados:

 

Luiz Guilherme Santos Neves - Crônicas da insólita fortuna

 

Luiz Busatto - Vida pequena

 

Pedro J. Nunes - Menino

 

Marilena Soneghet - Trança

 

 

Os livros

 

Crônicas da insólita fortuna

Luiz Guilherme Santos Neves

Crônicas

 

Ilustrado por Gilberto Zappa

 

Clique na capa do livro para detalhes

Vida pequena

Luiz Busatto

Poesia

 

Ilustrado por Camilla Passos

 

Clique na capa do livro para detalhes

       

Menino

Pedro J. Nunes

Romance

 

Ilustrado por Frederico Leão Vescovi

 

Clique na capa do livro para detalhes

Trança

Marilena Soneghet

Contos

 

Ilustrado por Attilio Colnago

 

Clique na capa do livro para detalhes

 

 

 

 

Fotografia dos autores

 

Clique na fotografia para ampliá-la.

 

 

 

 

 

       

VOLTAR


     © 2005 Tertúlia

     Direitos reservados

Site de utilidade pública, sem fins lucrativos